barra de posts

26 de set. de 2017

IT a Coisa - Por que Foi Um Sucesso de Terror Sem Precedentes





Mesmo diante de algumas expectativas elevadas, a IT de Andy Muschietti fez algo espetacular com sua deslumbrante corrida de bilheteria e uma recepção crítica fenomenal. 

Chegando quente depois de um agosto decididamente sem brilho, a adaptação de Stephen King fez uma quantidade de dinheiro insana e tornou-se o melhor filme de terror de classificação R de todos os tempos. É uma realização impressionante, e certamente não aconteceu por acidente. Com isso em mente, vamos mergulhar e examinar todas as razões pelas quais a IT se transformou em uma vitória de terror sem precedentes.





O filme faz mudanças inteligentes para o material de origem

Do outro lado, os fãs do material de origem provavelmente reconhecerão que a IT não é uma adaptação 1:1 do material de origem de Stephen King. Várias sequências infames (como a cena da orgia) foram cortadas do filme, a subtrama envolvendo The Losers Club como adultos foi salva para a sequela e os monstros em que Pennywise se manifesta mudaram de ícones de cultura pop para fobias mais pessoais. Adaptar um livro bem conhecido e popular quase sempre representa um desafio distinto para um cineasta, mas Andy Muschietti fez algumas mudanças fantásticas na história de IT que o mantêm intemporal e pessoal, ao mesmo tempo em que economiza alguns argumentos fortes para o IT 2 inevitável. Isso mostra que algo não precisa ser exatamente como o livro que o inspirou a ressoar com o público.





IT ganha sua classificação R

Ao longo da última geração de filmes de terror, vimos um fenômeno estranho acontecer. Ou um filme se encontra completamente neutralizado através da edição para obter uma classificação PG-13 , ou empurra o envelope e passa por uma R. Não faz nenhuma dessas coisas. Embora seja certamente um violento, vulgar (vamos ser honestos, você provavelmente jurou tanto como criança também) e um filme desagradável às vezes, a adaptação de Stephen King de Andy Muschietti ganha sua classificação R com uso inteligente de sangue e sangue. Nada retratado no filme fica sem consequências, e a intensidade da violência, em última instância, serve a trama, deixando The Losers Club (e, por extensão, o público) saber o que está em jogo neste filme.





O filme usa apenas a quantidade certa de Pennywise

Apesar de seu status como o antagonista central do filme, bem como sua proeminência na campanha de marketing do filme, Pennywise, o Dancing Clown de Bill Skarsgard, raramente se sente exposto ao longo da história da IT. Pode ser fácil para um filme de terror se apoiar em um design de criatura forte ou a iconografia de um monstro particular (que é vítima de muitas franquias slasher durante o auge do subgênero), mas o IT se sente distinto por causa das ausências prolongadas de Pennywise da tela. Andy Muschietti mostra uma restrição louvável com o personagem, e essa vontade de recusá-lo da platéia compensa, tornando-se uma figura assustadora escondida nas sombras, ao invés de um monstro agressivo sempre aparecendo para nossos heróis.





Uma campanha de marketing quase perfeita

O marketing de um filme pode desempenhar um papel importante se os fãs vão ou não vê-lo, e os trailers para IT foram algumas das melhores previas de filmes de terror que já vimos há bastante tempo. Ao invés de cair em muitos dos tropos tradicionais de trailers modernos (capas acústicas de músicas clássicas, amostragem dos chifres de Inception , entrega de spoilers cruciais, etc.), o trailer do IT apenas transmitia o arrepio de Derry, Maine, enquanto também utilizava decididamente esquema de repetição desconcertante. Se "you'll float too" foi tocada varias vezes, ou "kill them all", os trailers para IT eram simples, ainda que efetivos, e conseguiram trazer um grande segmento da população do cinema que de outra forma poderia ter saltado baseando-se exclusivamente na sua premissa.





Os assustadores estão realmente bem construídos

Em geral, o gênero de horror experimentou um aumento maciço de qualidade ao longo dos últimos anos, e grande parte dessa transição envolveu a elaboração de melhores (a.k.a. não-jump) assustos. A esse respeito, o IT representa o gênero no topo do seu jogo. Raramente caindo sobre o mesmo truque mais de uma vez, é uma classe principal em tensão sustentada, acumulação adequada e recompensa fantástica para alguns assustadores realmente impressionantes na tela. Os fãs de terror vão os filmes de terror para ter sustos a luz do dia fora deles; quando um filme realmente pode cumprir essa promessa, a recompensa pode ser enorme. Como Get Out , It Comes at Night e Annabelle: Creation , IT continua a tendência de filmes de terror de 2017 que potencialmente aterrorizam até o fã mais experiente.





IT conta uma história tematizantemente rica

Através de todos os assustos e gritos, uma coisa permanece bastante clara ao longo da maior parte do tempo de execução do IT: é sobre algo. O filme claramente leva os temas da amizade, da família e da inocência da juventude extremamente a sério, e cada peça do filme se sente projetada para servir essas idéias de uma forma ou de outra. A esse respeito, o IT não se sente apenas como um filme de terror do run-of-the-mill. Claro, tem muitos momentos de grande assombro para que os fãs de terror possam desfrutar, mas também apresenta muitos momentos e ideias que um fúnebre típico pode se encaixar também. Mesmo que você não seja o tipo de pessoa que veria um filme assustador, ele ainda pode atraí-lo com suas coisas estranhas - concentrar-se na nostalgia.





Tem personagens que você deseja cuidar

Por último, mas certamente não menos importante, chegamos a uma das maiores razões para o sucesso de IT: The Losers Club é um jovem grupo de heróis que o público pode simpatizar e apreciar em um nível de caráter puramente. Ninguém no grupo apenas serve de forragem de canhão para Pennywise matar, e todos têm uma linha de linha emocional inegavelmente humana (e às vezes muito engraçada ) que faz sentido. Através da criação de cada um desses jovens protagonistas e dando-lhes arcos que ressoam conosco, o diretor Andy Muschietti criou uma história que pode funcionar para o público que talvez não tradicionalmente atinja um filme assustador. O sangue recebe os fãs de horror na porta, mas The Losers Club mantém o público principal nos assentos.

O IT já está nos cinemas . Se você ainda não assistiu, certifique-se de ver essa conquista histórica no gênero de terror!

Se você gostou dessa analise do filme, curta, comente e compartilhe com seus amigos!

Um comentário:

  1. Eu também adorei o filme, obrigada pela crítica! Eu penso que It A Coisa é um excelente filme de terror. Este gênero nunca foi um dos meus preferidos, pórem devo reconhecer que o filme It A Coisa foi muito bom. A verdade foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia de Stephen King muito criativa que usou elementos inovadores. Também teve protagonistas sólidos e um roteiro diferente. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir